terça-feira, abril 04, 2006

Hipocrisias...

Alguém acordou mal disposto com a pirataria, recentemente....

Fala-se em p2p, redes ilegais de distribuição, venda nas feiras, mas... a "pirataria" que não se fala é uma pirataria em que é sacado um programinha com 1,20 mbytes gratuito, por exemplo, cuja unica configuração é a introdução de um servidor de news, por exemplo o news.telepac.pt, e de seguida efectuar a seguinte operação:



e de seguida isto ->










E prronto! Siga sacando... Ele há de tudo, desde os filmes mais recentes, mp3, séries, etc etc etc. Tudo o que possa interessar ou não.

A título de exemplo : Olha! Um antívirus! Gratuito! E músicas de Santana e dos Black Eyed Peas....



Agora outra pergunta: O que tem isso de especial?
E outra resposta: Nada. É só porque o servidor em causa faz parte da telepac. E a telepac faz parte de quê? Opa não sei...

Como é que isto dura há anos?

Pela parte da Netcabo, há uma coisa que em inglês se chama disclaimer, em português chamam-lhe PUA (Política de Utilização Aceitável) , disponibilizada na página da companhia, que consiste no seguinte:

2.3. NEWS GROUPS

2.3.1. A TV Cabo não controla o conteúdo dos vários grupos disponíveis para os seus utilizadores. A responsabilidade pelo conteúdo de qualquer mensagem enviada é inteira e exclusivamente do respectivo remetente.

2.3.2. As mensagens enviadas para cada grupo devem estar de acordo com o tema de discussão desse grupo. É da responsabilidade do utilizador, averiguar qual é esse tema, o que poderá obter da leitura das "Perguntas Frequentes" (FAQ) do grupo ou perguntando directamente a outros utilizadores do grupo.

2.3.3. Não é permitido o envio simultâneo de mensagens para mais de 5 grupos (Cross Posting).

2.3.4. Não é permitido o envio de ficheiros binários fora dos grupos criados para esse fim.

2.3.5. Não é permitido o cancelamento de mensagens enviadas por outrem.

2.3.6. Não é permitido solicitar ou incentivar o envio de mensagens para endereços de outrem sem o seu consentimento expresso.

Pla parte da PT, ops Telepac não sei. Não encontrei disclaimers nem PUAs nem nada que se pareça. De realçar ainda que a concorrência (Clix, Jazztel, Oni, Cabovisão) não tem acesso a tal servidor. E depois vê-se nos jornais reportagens como o p2p (peer-to-peer) acabou com a indústria discográfica.

Este post não visa incentivar a "pirataria" informática, apenas esclarecer os mais distraídos.

PS: Ainda há pouco tempo foi limitado a velocidade a que se pode efectuar downloads desse servidor. "Eles" sabem o que se passa e têm todo o poder pra por cobro a esta situação. Isto era um post para o Teoria da Conspiração, mas não podia ficar calado.

PPS: Ah, e é claro que nada disto tem a ver com a 512.ª maior empresa cotada do mundo. Afinal, eles têm uma PUA (suponho) que os desresponsabiliza. Será que me deixam adicionar uma cláusula ao contrato ou no meu blog em que eu não me responsabilizo por nada do que o meu Internet Service Provider me providencie de ilegal?

Política de Oferta de Serviços Relacionados com Internet (POSRI)

1.1 O anonimo assumido não se responsabiliza por qualquer material e/ou serviço que tenha sido disponibilizado pela Netcabo ou qualquer outro ISP que mantenha protocolos não requisitados pelo cliente com a Netcabo.

Pronto, tá feito.
Pá, eu acordei mal disposto. E chamaram-me parvo logo de seguida. Má onda.

2 comentários:

Apostol disse...

Eh pá, obrigado pelo contributo, Vamos fazer o respectivo encaminhamento pirata... Mas na verdade há coisas do caraças... Daquelas que apetece subir aos lódãos do fim da minha rua, colher um bom ramo, limpá-lo e começar numa ponta e acabar na outra de varrer tudo à porrada.
*Lódão - variedade de árvore de madeira leve e resistente, nuito usada no Norte de Portugal para fazer varapaus....

Luciano Patrão disse...

E até nem acho esse dos piores
Mas enfim é a inteligência que temos neste país.