1º Passo
"No ano passado, em Fevereiro, durante um debate mensal na Assembleia da República, o primeiro-ministro afastou a possibilidade de Portugal iniciar a prazo a construção de centrais nucleares, afirmando que esse tema não faz parte da agenda do Governo.
A posição de José Sócrates surgiu na sequência de uma intervenção da deputada do Partido Ecologista "Os Verdes" Heloísa Apolónia, que questionou o primeiro-ministro sobre a intenção do Governo em matéria de energia nuclear.
"Não está na nossa agenda esse tema da energia nuclear", respondeu então José Sócrates."
2º Passo
"O primeiro-ministro salientou o facto destes investimentos serem de interesse nacional, uma vez que «estamos a viver um terceiro choque petrolífero».
«Nos últimos dois [choques petrolíferos] não tomamos as medidas necessárias para que Portugal não fosse tão dependente, mas agora é o momento de tomarmos todas as medidas para termos uma energia mais baseada nas fontes renováveis», defendeu."
Os populismos são fodidos.... Como é óbvio, este Sr. não está a dizer que utiliza energia nuclear comprada aos espanhóis durante a noite (quando é mais barata) para re-encher essas barragens.
Isto das renováveis é tudo muito bonito, mas não chega, ou não tivesse o carvão subido 100% em 8 anos....
Aos Portugueses só se pede que fiquem a ver as ventoinhas girar.... E que paguem a factura de serem idiotas.