terça-feira, março 27, 2007

Só na Europa!

"3. Decreto-Lei que estabelece o regime aplicável à colocação de isqueiros no mercado, dando execução ao disposto na Decisão da Comissão Europeia n.º2006/502/CE de 11 de Maio de 2006, que obriga os Estados-Membros a tomarem as medidas necessárias para garantir que no mercado apenas se coloquem isqueiros seguros para as crianças e proibir a colocação no mercado de isqueiros novidade (novelty lighters)."

Isqueiros seguros para crianças? Realmente, nunca se sabe quando uma criança vai precisar de um isqueiro para acender um cigarro, uma fogueira (para a patuscada, que as criancinhas de hoje não se interessam muito por especulação imobiliária), uma qualquer bombinha daquelas ilegais, um fogão (responsabilidade que deverá sempre, mas sempre mesmo, ser entregue a uma criança), um charro, uma chinesa ou outra qualquer dessas coisas que as crianças necessitam de acender frequentemente.

"Com efeito, estabelece-se que a existência de um dispositivo de segurança para crianças é obrigatória em todos os isqueiros não recarregáveis (descartáveis), que constituem cerca de 98% de isqueiros actualmente vendidos na União Europeia. Prevê-se, igualmente, a obrigação dos fabricantes apresentarem às entidades competentes, quando solicitado e dentro do prazo estabelecido, relatórios de ensaio sobre os aspectos de segurança das crianças elaborados por organismos de ensaio acreditados, sob pena dos isqueiros serem retirados do mercado."

Serão isto os efeitos do lobby da Swedish Match?

E um sistema de segurança anti-criança nos fósforos (descartáveis ou não)?
E um sistema de segurança anti-pirómano em tudo o que faça fogo?

Aliás, cá pra mim só deveria ser permitido fazer fogachas com dois pauzinhos, ou duas pedras e um montinho de palha... Agora essas modernices...
E já agora, porquê só nos descartáveis?

Com Child Guard®!

Entretanto já se pode começar a dizer "Só na Europa!" ao invés de "Só na América!".

Sem comentários: